Como dormir melhor: veja cinco dicas para você

Atualizado: 5 de Out de 2020

O corpo humano é uma máquina que funciona de maneira integral, ou seja, tudo está interligado. E o sono é fundamental para o perfeito funcionamento dessa máquina. Por isso, eu quero te mostrar aqui como dormir melhor.


Quando o sono está desregulado, os impactos vão muito além de um mau humor no dia seguinte. A privação de sono está no cerne de outros problemas, como depressão, ansiedade, pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, distúrbios hormonais, falta de memória e muito mais.


E você tem no seu corpo e na sua rotina as ferramentas para mudar a qualidade do seu sono. Hoje, quero compartilhar 5 dicas pra que você ganhe qualidade de sono:


#1 Pratique exercício físico com regularidade

Estudos mostram que a prática de atividade física aumenta os hormônios de bem-estar, proporcionando estados mais relaxados no pré-sono e também durante o sono. Então, pra dormir bem, inclua exercícios físicos regulares na sua rotina.


#2 Vá para a cama sempre no mesmo horário

Dormir sempre no mesmo horário, e de preferência até às 23h, faz com que o seu corpo conecte seu ritmo biológico à natureza, ou seja, comece a relaxar quando a luz do dia diminui e a acordar quando a luz do dia começa. Isso se chama ciclo circadiano e é muito importante para as regulações do nosso corpo.


#3 Alimente-se de forma leve à noite

Durante o sono acontecem importantes funções cerebrais que exigem um maior direcionamento de sangue. Quando a alimentação à noite é pesada e gordurosa, haverá uma “disputa” por esse sangue entre o sistema digestório e o seu cérebro. E você será o maior prejudicado.


#4 Marque horário para resolver problemas

É comum que ao deitar para dormir, a sua mente seja invadida pelas preocupações. Até porque é o momento em que você para e começa a se escutar. A dica é anotar o que te preocupa e estabelecer um horário pra resolver a questão no dia seguinte. Feito isso, foque no seu momento presente no seu relaxamento e desfrute de um bom sono.


#5 Medite

A prática da meditação leva o ser humano a estados mais atentos e ajuda a focar os pensamentos no que é mais importante naquele momento. Ela também equilibra os estados emocionais e o looping mental de pensamentos.


Dica extra e fundamental: coloque essas atividades na sua rotina. A prática constante e a regularidade é que vão te trazer benefícios.


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