Como a falta de sono afeta as compulsões

Atualizado: Jun 9

Dormir uma boa noite de sono poderia estar entre as principais recomendações médicas para quem precisa recuperar a saúde. Como dizem os ditados populares, o sono é, sim reparador.


Longe de ser perda de tempo, como a busca por produtividade ensinou a muitos, dormir é um hábito de saúde. É durante o sono de qualidade que nosso corpo se refaz, hormônios são produzidos, memórias são gravadas. Portanto, insisto em dizer que dormir não é apenas sinônimo de relaxamento, mas também de construção de saúde.


Pouco sono, muito cortisol e uma vida desregulada


Dentre os problemas que a falta de sono pode causar, estão as compulsões. Seja por comida, álcool, compras ou mesmo cigarro, não há duvida de que a privação de sono pode estar na raiz destes problemas, ou mesmo potencializá-los.


A falta de sono faz com que o nosso corpo mantenha um constante estado de alerta, com altos níveis de cortisol, o tão falado hormônio do estresse.

Esse hormônio, que funciona como um neurotransmissor, tem níveis elevados pela manhã e diminui à noite, quando a baixa da luminosidade natural estimula o corpo a produzir a melatonina, o hormônio que induz o sono.


Uma pessoa que não dorme e mantém o estado de vigília com o cortisol alto não consegue ter esse relaxamento natural. Vivendo com os níveis altos do cortisol, o corpo entende todas as questões como urgentes e ameaçadoras e entra em um estado de alerta constante, que levará à perda de foco e a tendência é desenvolver comportamentos impulsivos.


Isso leva a compulsões como comer demais, fumar demais ou beber demais. É uma forma de acionar os mecanismos de compensação pela ansiedade que nunca acaba. A pessoa perde a capacidade de fazer escolhas racionais e simplesmente se deixa levar.


Ao reparar, equilibrar e conservar a nossa energia, o sono nos ajuda a, no dia seguinte, ter respostas melhores a situações negativas e de ansiedade. É realmente uma regulação e reparação fisiológica do organismo porque, enquanto dormimos, uma verdadeira faxina acontece no nosso corpo.

Esse momento é tão importante que o sono vem sendo cada vez mais alvo de novas pesquisas. Nosso organismo é inteligente. Ele sabe o que precisa ser feito para que a nossa saúde seja integral. Por isso é importante prestar atenção nos sinais biológicos e na forma que vivemos.


Falar em autocontrole começa sempre por falar em sono reparador!


Se você quer melhorar o seu sono e desfrutar dos benefícios de um noite bem dormida, inscreva-se no experiência ARTE DO SONO e comece sua jornada! É só clicar na imagem.






crédito imagens: LENISSE PHOTOGRAFY | ADÉLIA DIAS FOTOGRAFIA

  • mindfulness-lis-educação-respiração
  • lis-meditação-foco-respiração-educa

Juliana C. R. Santos - ME  | Rua São Gil, Tatuapé - São Paulo - SP |  juromantini@gmail.com | Tel. 11 94603.0308 | CNPJ  23.669.802/0001-94

Programas ONLINE de treinamento do CORPO E DA MENTE.

TERMOS E CONDIÇÕES, ENTREGA E POLÍTICA DE REEMBOLSO E COMPRA

Política de compra e uso:

Ao adquirir um curso online em www.julianaromantini.com.br, você receberá um email imediatamente após a confirmação de pagamento com os dados de acesso como usuário e senha para cadastro em sua página de membros, bem como todas as formas de contato através de whatsapp e email.

Todos os cursos são pessoais e intransferíveis e podem ser acessados em um prazo de 1 ano a partir da compra.

Seus dados estão seguros com a gente :) 

 

Entrega:

Após a confirmação do pagamento, você receberá imediatamente um email de juromantini@gmail.com com todos os dados de acesso ao serviço contratado.

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo whatsapp 11 94603-0308 ou ainda pelo juromantini@gmail.com

Reembolso:

Caso você precise cancelar alguma compra, acesse sua conta e peça o reembolso em até 7 dias após sua compra.