Como controlar a ansiedade?

Já temos seis meses de pandemia e a ansiedade, que já era um problema crônico no Brasil, vem crescendo. Cada vez mais pessoas relatam lidar com sintomas ansiosos e todas as sensações desagradáveis que vem com ele. E aí, como controlar a ansiedade?


Primeiro é importante aprender a lidar com esse "bicho papão" da ansiedade que, na verdade, é algo natural, parte da nossa constituição biológica. É a manifestação física do nosso corpo diante de uma ameaça. E é justamente na ameaça que está a grande questão da “ansiedade moderna”.


O ser humano sempre conviveu com a ansiedade, desde os tempos mais remotos. Lá atrás, nossos antepassados ligavam o sistema de alerta quando uma ameaça real, um urso por exemplo, aparecia. Era hora de fugir. Passada a ameaça, a vida voltava ao normal até que outro urso aparecesse. E isso não acontecia toda hora.

Hoje, não temos a ameaça de ursos, mas continuamos ansiosos. E, pior, ainda mais ansiosos do que antes. Isso acontece porque ficamos imaginando como será quando o urso aparecer (se aparecer) e deixamos de estar conscientes do momento presente para projetar um futuro que nem sabemos como será. E o medo do que vai acontecer nesse futuro é gatilho para a ansiedade.


As ameaças da atualidade vêm pelas redes sociais, pela notificação do WhatsApp, pela televisão, pelo e-mail, pelas metas futuras, pela expectativa do que vai acontecer amanhã. O cérebro processa tudo isso como ansiedade e fica sem tempo de descansar e se auto regular.


E aí, como controlar a ansiedade?


O controle da ansiedade vem de um processo de auto observação e pequenas ações.


1. Faça pausas

A primeira dica é incluir pausas no seu dia a dia. Se você ficar cumprindo uma tarefa atrás da outra sem parar, sem descansar o olhar, a mente e o corpo, seu cérebro não vai conseguir se auto regular como o cérebro dos nossos ancestrais fazia entre um urso e outro. Então, pare, respire e relaxe quantas vezes for necessário. Não precisa ser uma pausa de 3 horas. 10 minutos já é de grande ajuda.


2. Aprenda a focar no presente

Focar no presente não é negligenciar o futuro. Você pode pensar, planejar e elaborar situações que te protejam no futuro. Mas não pode deixar de ter consciência de que a vida acontece no presente. Muitas vezes a ansiedade é gerada conscientemente, com o planejamento excessivo, a busca por resultados, as metas a serem alcançadas. Aí, você não vive as ações que precisa fazer para atingir a meta, mas apenas a expectativa da meta. O foco está em chegar lá e não o dia a dia, no passo a passo que precisa ser feito.


Uma ótima ferramenta para focar no presente é a prática do mindfulness, que permite se conscientizar do momento presente e ganhar um tempo maior de auto regulação entre uma situação de ansiedade e outra.

3. Não deixe o medo te paralisar

A ansiedade está totalmente ligada ao medo e a inabilidade de lidar com ele. Mas o medo não pode ser algo que te paralisa, e sim que te impulsiona. E isso só acontece quando você olha para esse medo de forma realista, com os olhos do presente. Qual é de fato o problema? O que você pode fazer para resolver? O que está e o que não está sob o seu controle? Essa é a hora de se preocupar com isso?


O medo sempre existirá na sua vida. A pergunta a se fazer é onde você o coloca. Se for atrás de você, te impulsionando, cada vez mais você terá a habilidade de auto regular a ansiedade, que também sempre vai existir.


4. Use o corpo para te ajudar

Sabia que o seu corpo pode te ajudar a controlar a ansiedade? Existe uma série de movimentos e técnicas que você pode colocar em prática e certamente terá bons resultados. Vou deixar o link de dois vídeos que vão te ensinar a como fazer isso.

👉https://youtu.be/wtjchTkJo44

👉https://youtu.be/b7abKWNYFT4



crédito imagens: LENISSE PHOTOGRAFY | ADÉLIA DIAS FOTOGRAFIA

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