Como está a saúde do seu coração?

Atualizado: 4 de Out de 2020

Esta semana foi celebrado o Dia do Coração (dia 29/09), um órgão tão importante que a gente guarda no peito e que cada um tem o seu, totalmente único, do seu tamanho, com uma morfologia específica, uma pulsação única e que recebe um volume de sangue interno próprio.


O coração é um órgão vital e, por isso, precisa de cuidados diários. Hoje, a doença cardiovascular é que a mais mata no mundo. E as pessoas estão judiando da saúde do coração, seja por causa da alimentação, do estresse, da falta de um bom treinamento cardiovascular ou até de um treinamento feito de forma incorreta.


Não é brincadeira a forma como treinamos o nosso coração. Se você fizer errado um treinamento de corrida, por exemplo, isso pode diminuir a cavidade interna do coração e gerar um problema para o músculo cardíaco. É preciso ter uma graduação para se chegar a um estágio em que você possa correr de forma confortável.


A respiração, o estresse e a saúde do coração


Existe uma forte ligação entre a sua respiração e o seu coração. A respiração é a voz do oxigênio pra esse coração. Então, é importante que você inicie um treino cardiovascular com uma oferta rica de oxigênio, não em déficit, principalmente se você está saindo do sedentarismo.


E pra quem já faz um treinamento cardiovascular há um tempo, é importante ter uma periodização desse treinamento um pouco mais forte. Caso contrário pode haver, sim, prejuízo para a saúde do coração.


Como eu já disse, a doença cardiovascular é a que mais mata no mundo. E tem outras doenças metabólicas que também influenciam o coração, além do estresse, que é super prejudicial. Por isso é preciso fazer um trabalho muito consciente de treinamento cardiovascular


A atividade física, a boa alimentação e as práticas de slow down (como meditação, relaxamento e respiração) são importantes pra prevenir, mas também para tratar o coração que já está com as veias e artérias entupidas.


Temos que olhar pro tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares de forma sistêmica, integral. Não dá mais pra olhar pro coração só com a prevenção do colesterol e da hipertensão.


Na Prática Integral eu acompanho bimestralmente o batimento cardíaco dos meus alunos por meio de uma avaliação que fazemos com caminhada e corrida. Isso os ajuda no bom desenvolvimento desse órgão fundamental.


E aí, como está a saúde do seu coração?



Juliana C. R. Santos - ME  | Rua São Gil, Tatuapé - São Paulo - SP |  juromantini@gmail.com | Tel. 11 94603.0308 | CNPJ  23.669.802/0001-94

Programas ONLINE de treinamento do CORPO E DA MENTE.

TERMOS E CONDIÇÕES, ENTREGA E POLÍTICA DE REEMBOLSO E COMPRA