Como perder peso sem dieta?

Hoje o assunto aqui é perda de peso sem dieta. Muito provavelmente você já fez alguma dieta restritiva em algum momento da sua vida. Eu mesma já fiz, lá na minha adolescência, e sempre recebo alunos que fizeram.

E a grande questão com dietas é que as pessoas emagrecem, mas depois engordam de novo. Isso acontece porque essas dietas não são sustentáveis, ou seja, você emagrece enquanto está vivendo aquela dieta, mas depois, quando retoma a vida normal, volta a ter os mesmos comportamentos e engorda novamente, às vezes até mais.

Esses processos geram traumas em muitas pessoas e a consequência é que elas perdem a capacidade de acreditar em si mesmas e passam a achar que nunca vão emagrecer, que nunca mais vai dar certo. Ou seja: a autoestima vai lá para baixo.

Por isso eu não trabalho com dietas restritivas, não as recomendo para os meus alunos e, ainda assim, vejo resultados incríveis em perda de peso. Tenho aluno que perdeu 30 quilos, 20 quilos, 8 quilos. Todos de forma saudável, sem estresse e, o mais importante, todos conseguem manter o peso conquistado.

Então me conta essa fórmula mágica, Juliana!

Não tem fórmula mágica. É um trabalho de consciência, de retomada das rédeas da própria vida, de resgate da autoconfiança em si mesmo.

O emagrecimento saudável e sustentável tem a ver com o processo e não com o resultado final. É só assim que ele será profundo e de longo prazo. Tem a ver com o seu estilo de vida, com as bases de saúde física e emocional. É só mexendo nessas bases que você vai conseguir emagrecer.

Na Prática Integral trabalhamos essa mudança de bases o tempo todo. São vários pontos de observação pelos quais os meus alunos vão passando ao longo dos ciclos. E existem 4 deles que são fundamentais para ter um emagrecimento sustentável:

Sono bom - você precisa dormir bem para conseguir emagrecer. É durante o sono profundo que muitos hormônios são regulados, incluindo os de fome e saciedade. Então, se você dorme muito tarde ou tem o sono picado, inconstante, dificilmente vai conseguir emagrecer. Portanto, observe e busque formas de melhorar e aprofundar o seu sono.

Comportamento alimentar: independente do que você come, é importante observar: Como você mastiga? Consegue respirar enquanto come? Sente o cheiro da comida? Fica longe do celular durante as refeições? Está presente na hora de comer? Observando estes pontos você vai ter pistas de coisas que talvez te façam engordar.

Movimento: É preciso colocar atividade na vida. Uma forma simples de fazer isso é analisando o número de passos que você dá por dia. Existem vários aplicativos de celular que contam os passos. É preciso dar no mínimo 8 mil passos por dia para ser considerado ativo.

Slow down - Se você não aprende a desacelerar, aumenta as chances de compulsão alimentar. Por isso a meditação, o relaxamento e o alongamento são importantes. É uma forma de acalmar. A meditação estabiliza a ansiedade e aumenta a sua capacidade de ser consciente. E consciência é fundamental no processo de emagrecimento. É ela que vai te mostrar como seu corpo reage, o que te faz bem, o que te faz mal, o que você gosta ou não gosta.

Emagrecer não pode ser sinônimo de sofrimento, de distanciamento da família, das comidas que você gosta e contam a sua história, dos amigos, da vida social. Por isso, se você quer e precisa perder peso, é importante começar a mexer nessas bases que eu citei acima.

Eu não tenho dúvida de que isso vai fazer com que você, aos poucos, comece a mudar os hábitos que te levam a engordar. O corpo é um reflexo do que a gente faz. Então, comece a experimentar, a testar essas mudanças de hábitos.

E lembre-se sempre de que esse não é, e não precisa ser, um processo rápido. O nosso organismo tem um tempo para se adequar, para se acostumar com um novo estilo de vida. Não adianta querer que isso aconteça em 20 dias ou 2 meses. Não vai acontecer. É um processo que vai levar mais tempo, porém, o prêmio pra isso é que depois de estabilizado isso vai durar pra sempre e você nunca mais vai ficar na história de emagreça 10 quilos em 1 mês.

Eu fiz uma live toda sobre esse assunto e quero te convidar pra assistir. Assim, você pode se aprofundar ainda mais no tema.

Corre lá no Instagram e assiste!

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