Como superar a falta de tempo no dia a dia?

Aposto que em algum momento da sua vida você já foi dormir com aquela sensação de que o dia precisa ter mais de 24 horas pra você dar conta de fazer tudo que você quer.


Esse é um problema que tem a ver com falta de prioridade e foco. Pra resolver, você precisa de 4 coisas:


1. Colocar-se em primeiro lugar

Colocar-se em primeiro lugar não é egoísmo. É cuidar de si pra estar bem e cuidar do outro.

Gosto de ilustrar isso com a mensagem que a aeromoça diz quando entramos no avião. "Em caso de despressurização coloque a máscara primeiro em você". Isso tem um sentido muito forte. Porque se você estiver bem, vai conseguir ajudar as pessoas ao seu redor. Agora, se estiver sem oxigênio, não vai conseguir ajudar ninguém.

Então, quebre o paradigma de que cuidar de você é egoísmo.


2. Auto Observar-se

Comece a prestar atenção em você e em como seu tempo está sendo ocupado. É você quem coloca compromissos na sua agenda ou você deixa que os outros estabeleçam seus compromissos?

Muitas vezes, sua agenda está cheia de coisas como "ir ao médico com o marido", "ajudar a amiga", "fazer a lição do filho". Tudo isso é importante, mas você precisa encaixar esses compromissos em uma agenda que tem como prioridade as suas necessidades.


3. Elencar prioridades

Esse é um exercício de você olhar pra auto observação e escolher aquilo que é prioridade. Mas lembre-se de que nem sempre o que é prioridade é aquilo que você gosta, mas aquilo que te leva para os seus sonhos. E quando a tarefa não é exatamente o que a gente mais gosta, nossa tendência é procrastinar. Então, siga a agenda com foco.

Ah, e se você acha que tudo é prioridade, comece pelo que é mais urgente.


4. Focar

Ter foco é colocar sua energia e atenção naquilo que é prioridade naquele momento. Então, se você tem uma reunião às duas horas da tarde, a prioridade naquele momento é a reunião e o foco deve estar lá. Se a sua agenda te diz pra treinar todos os dias às 8h, o foco é o treino e sua atenção deve estar integralmente lá e não no trabalho.

Lembrando que foco é algo que pode ser treinado com exercícios mentais, meditação e respiração.


A partir do momento em que você treina a sua mente para cumprir a sua agenda, sua vida muda. Muda porque você se torna uma pessoa mais amorosa, exatamente pra conseguir servir ao mundo.


Conheça a mentoria da Prática Integral👇