Fuja do tédio e da ansiedade

Você já parou pra pensar quais são as atividades que te fazem esquecer do tempo? Aquilo que você faz e fica tão imerso que não vê a hora passar?

Esse estado de completa presença é chamado FLOW.


A princípio pode até parecer uma ideia abstrata, mas não é. É um conceito que foi estudado com rigor pelo professor e pesquisador húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, que nos anos 1960 começou a pesquisar as RAÍZES DA FELICIDADE.

Na pesquisa, ele perguntou a pessoas que viviam em diferentes culturas e lugares do mundo sobre em que momento elas eram mais felizes. E descobriu que a FELICIDADE PLENA vinha da experiência de estar imerso por completo na experiência, sem pensar nem se distrair com outra coisa. Mihaly chamou essa experiência de Flow.

O que explica esse estado não é a natureza da atividade, mas a maneira como nos engajamos com ela.

O Estado de Flow é muito comum em artistas, músicos, atletas e cirurgiões, que ficam completamente concentrados no que estão fazendo. Mas é um estado que você pode atingir em momentos muito mais cotidianos, como cozinhar, brincar com os filhos, ler, caminhar e até durante um reunião do trabalho.

Flow tem a ver com o equilíbrio entre os desafios e suas habilidades. Se o desafio for muito difícil, vai gerar estresse e ansiedade. Se for muito fácil, vai gerar tédio. O Flow é que está no meio.





Na PRÁTICA INTEGRAL sempre busco gerar novos desafios para os alunos respeitando suas habilidades e, ao mesmo tempo, estimulando-os a subir um degrau de cada vez, puxando a linha para cima devagar, pra que esse estado de Flow não se perca e o aluno não caia nem no estresse nem no tédio.

Que tal usar isso como uma regra para a vida?




Juliana C. R. Santos - ME  | Rua São Gil, Tatuapé - São Paulo - SP |  juromantini@gmail.com | Tel. 11 94603.0308 | CNPJ  23.669.802/0001-94

Programas ONLINE de treinamento do CORPO E DA MENTE.

TERMOS E CONDIÇÕES, ENTREGA E POLÍTICA DE REEMBOLSO E COMPRA