Meditação e insônia: como a prática de mindfulness pode te ajudar a dormir melhor

Atualizado: Jun 9

O ritmo de vida acelerado, o uso excessivo de tecnologia e a ansiedade desmedida são algumas das causas da insônia que atinge tantas pessoas.


Com a crise gerada pelo Coronavírus, os quadros de insônia estão crescendo. A preocupação com a saúde e com a situação econômica potencializou o problema em quem já tinha e desencadeou em quem não tinha. Isso é preocupante porque não dormir tem muitos efeitos ruins no organismo.


O sono é uma das ferramentas mais poderosas da nossa vitalidade. Sem dormir um sono de qualidade, certamente sua vida será pior. Por isso, queremos te mostrar como meditação e insônia


Quais são os problemas que surgem com a falta de sono


Dormir é natural. É um processo biológico, controlado pelo ritmo circadiano. O sono sofre muita influência da luz. Por isso, o natural é acordar quando o dia clareia e dormir quando anoitece.


Porém, com tantos estímulos e com um estilo de vida bem diferente daquele dos seus ancestrais, o ser humano conseguiu desregular o sistema de sono e construir um hábito ruim, de dormir tarde, pouco e achar que está tudo bem. A verdade é que as pessoas se treinaram para não ter sono.


O papel do sono é de autoconstrução. É dormindo que você se reconstitui e se renova, que o seu cérebro se reorganiza e fixa informações, que a massa muscular é construída.


É durante o sono que o seu sistema autônomo trabalha restituindo energia e repondo o que foi gasto ao longo do dia.É também durante o sono profundo que são fabricadas substâncias de alta complexidade, como os hormônios que regulam o organismo e entram em ação conforme a necessidade. Quando você não dorme, ou não dorme direito, essas funções não acontecem e seu organismo fica sobrecarregado e desequilibrado.

A curto prazo, a falta de sono traz mau-humor, irritabilidade, cansaço e fadiga. Já a longo prazo, os impactos são mais sérios. A sobrecarga do organismo gerada pela falta de sono pode desencadear doenças como hipertensão, colesterol e obesidade. Por isso, cuidar do sono é cuidar da vida.


Como a meditação ajuda quem tem insônia



A meditação mindfulness é a prática de atenção plena, de observar pensamento e emoções sem emitir julgamentos. Por isso ela é tão poderosa.


Essa prática pode ajudar no tratamento da insônia de duas maneiras. Uma delas é levando a mente a um estado de calma que vai te ajudar a pegar no sono. Isso pode ser feito antes de dormir, para relaxar e te fazer entender que aquele dia terminou e o melhor a fazer é descansar para recomeçar no dia seguinte.


O mindfulness também é uma ferramenta para que você mude o comportamento e a forma de encarar a vida. A prática regular promove o desenvolvimento de hábitos de atenção e controle emocional que vão te ajudar a lidar melhor com o estresse e ansiedade e aprender a levar sua mente de um estado de tensão e preocupação para um estado de paz.


A longo prazo, isso vai te ajudar a modificar seus padrões de sono. No dia a dia, existem 9 atitudes, percebidas e estudadas pelos cientistas, que praticadas com atenção e com a intenção de mudar comportamentos vão te ajudar. São as 9 atitudes mindfulness: Não julgar, Paciência, Não lutar, Mente de principiante, Aceitação, Desapego, Gratidão, Empatia e Compaixão.


Quando acorda de madrugada, por exemplo, e não consegue mais dormir, a não prática das atitudes mindfulness aparece em forma de muita ansiedade. Porém, se você conhecê-las e estiver familiarizado, vai ter uma ferramenta para pegar no sono novamente.


Mais uma vez, é importante dizer que estes novos estados são conquistados com a prática regular. É preciso insistir, observar-se e meditar diariamente. Comece com poucos minutos e amplie gradativamente. Isso vai criar o hábito e esse hábito vai mudar a sua vida.


Experimente uma meditação gratuita para experienciar o que essa prática pode fazer por você.


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crédito imagens: LENISSE PHOTOGRAFY | ADÉLIA DIAS FOTOGRAFIA

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