Obesidade, Estilo de Vida e Covid-19

Já estamos quase na metade de dezembro de um ano muito peculiar e desafiador. E, claro, a pandemia foi o assunto do ano, né?

Desde março, convivemos com uma realidade muito diferente daquela com a qual estávamos acostumados. Ouvimos falar de vírus, mutações, comorbidades, vacina, fatores de risco, grupo de risco, imunidade, pesquisa científica etc.

Mas tem um ponto relacionado à saúde que foi pouco explorado durante todo esse período e precisa ser falado: excesso de peso e obesidade.

Esse é um problema mundial e, aqui no Brasil, vivemos sim uma epidemia de obesidade. Ela já existia antes da Covid-19 e só se agravou com a pandemia.

A Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE, mostra que 1 a cada 4 adultos brasileiros está obeso e cerca de 96 milhões de brasileiros estão acima do peso. É muita gente, né?


Olhem só este gráficos que mostram o crescimento do problema ao longo dos anos:



* Gráficos elaborados pela plataforma O Joio e o Trigo

E podem acreditar que isso tem relação com a dimensão que a pandemia tomou no Brasil. Um estudo chamado “Obesidade e Covid-19 na América Latina: a tragédia de duas pandemias” mostra que um padrão alimentar ruim, alto consumo de alimentos ultraprocessados e o crescimento da obesidade ajudam a explicar porque nos tornamos um epicentro desta pandemia.

E aí eu te pergunto: o que pode ser feito com relação a isso?

A obesidade é um problema multifatorial e o tratamento passa por um olhar integral para a saúde. Ou seja: a solução não é simplesmente parar de comer.

O que vai determinar a sua saúde ao longo da vida é o seu estilo de vida. Então, olhar para a atividade física, para a qualidade do sono, para os momentos de relaxamento é tão importante quanto olhar para a alimentação.

Mais do que isso, incluir todas essas rotinas na sua vida de forma natural e prazerosa, privilegiar alimentos saudáveis e naturais, gerenciar o estresse e ansiedade são fundamentais para que os seus padrões de saúde sejam mantidos, incluindo a sua imunidade.

Para os autores sobre o estudo que relaciona a obesidade à explosão da Covid-19 na América Latina, as evidências indicam que uma perda moderada de peso pode melhorar o estado de saúde e a capacidade de resposta a uma infecção.


Quando meus alunos mexem no estilo de vida, passam a ter um tempo diário para si e adotam as práticas integrais conectadas ao momento presente, o emagrecimento se torna saudável e sustentável, ou seja, eles conseguem sustentar aquele peso ao longo da vida, de forma tranquila, saudável e gostosa.

Quando olhamos para a nossa saúde com auto responsabilidade, somos mais capazes de enfrentar os desafios, como a própria Covid-19. Não basta esperar iniciativas externas, como o desenvolvimento de uma vaciana, mas sim assumir que podemos cuidar da nossa própria saúde por meio de escolhas e atitudes.


CONHEÇA A MENTORIA DA PRÁTICA INTEGRAL



crédito imagens: LENISSE PHOTOGRAFY | ADÉLIA DIAS FOTOGRAFIA

  • mindfulness-lis-educação-respiração
  • lis-meditação-foco-respiração-educa

Juliana C. R. Santos - ME  | Rua São Gil, Tatuapé - São Paulo - SP |  juromantini@gmail.com | Tel. 11 94603.0308 | CNPJ  23.669.802/0001-94

Programas ONLINE de treinamento do CORPO E DA MENTE.

TERMOS E CONDIÇÕES, ENTREGA E POLÍTICA DE REEMBOLSO E COMPRA

Política de compra e uso:

Ao adquirir um curso online em www.julianaromantini.com.br, você receberá um email imediatamente após a confirmação de pagamento com os dados de acesso como usuário e senha para cadastro em sua página de membros, bem como todas as formas de contato através de whatsapp e email.

Todos os cursos são pessoais e intransferíveis e podem ser acessados em um prazo de 1 ano a partir da compra.

Seus dados estão seguros com a gente :) 

 

Entrega:

Após a confirmação do pagamento, você receberá imediatamente um email de juromantini@gmail.com com todos os dados de acesso ao serviço contratado.

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo whatsapp 11 94603-0308 ou ainda pelo juromantini@gmail.com

Reembolso:

Caso você precise cancelar alguma compra, acesse sua conta e peça o reembolso em até 7 dias após sua compra.