PODCAST#2: O PERIGO DE SER FITNESS

Atualizado: 10 de Fev de 2020

No segundo episódio do podcast Prática Integral, eu e Juliana Romantini conversamos um pouco sobre o perigo da vida fitness, aquela que busca a forma física perfeita, baseada em padrões que são, na maioria das vezes, inatingíveis para as pessoas. É aquele famoso padrão “capa de revista” ou “instagram de blogueira”, com barriga chapada e músculos super definidos.

Ouça aqui!



Antes de desenvolver a metodologia da Prática Integral, a Juliana Romantini foi, ela mesma, uma garota fitness. Malhava de segunda a segunda e não se permitia ficar um dia sem academia caso contrário achava que perderia a forma conquistada. Foi depois de sentir uma queda na qualidade de vida que ela começou a buscar um novo caminho. “Deixar de ter um olhar apenas para o corpo aconteceu quando a minha saúde já não era mais a mesma. Eu tinha padrões de ansiedade muito altos, comecei a não dormir bem e tinha um pouco de falta de ar. Primeiro, visitei médicos, busquei a yoga e, depois, conheci a metodologia do Nuno Cobra, a qual fez total sentido pra mim e a que quis me especializar. Fui incorporando olhares diferentes nas aulas de spinning que eu dava na academia e também na vida pessoal e percebi o quanto a minha força também estava ligada ao meu estado de presença e concentração”, conta. “E a minha relação com o meu corpo é muito melhor hoje. Mantenho a mesma forma e peso. A diferença é que na época do fitness, eu queria sempre mais, olhava pra fora e para outros corpos. Hoje, aprendi que consigo melhorar meu corpo a cada dia sem sofrimento e que existem coisas nele que não mudam”.

O grande perigo do fitness, então, é aceitar a ditadura do corpo, uma coisa que acontece de forma silenciosa, a partir de uma vida que enxerga o ser humano dividido em partes e, assim, o corpo separado da mente.

Trabalhar só os músculos pode até te levar a ter um corpo de blogueira, mas será que você consegue mantê-lo? Essa é a chave da questão. E o que a Prática Integral propõe é um olhar que integra corpo, mente e espírito e, por isso, traz resultados muito mais duradouros, reais e possíveis. Olhar o corpo como a única forma de se relacionar com a vida e a saúde, é de fato um perigo.

Dá o play no podcast para saber mais!


#gestação #praticaintegral #corpo #pensamentos #papofilosofico #podcast

10 visualizações