Saúde Integral: um novo conceito de saúde

Atualizado: 4 de Out de 2020

Você sabia que o mundo todo está de olho em um novo conceito de saúde, a saúde integral?


Neste novo conceito, corpo, mente e social são vistos como pontos fundamentais para o bem-estar das pessoas. É perceber a saúde muito além da ausência de doença.


Eu fico imensamente feliz e grata por estar vivendo este momento, orgulhosa de poder dizer que há 7 anos olho pra essa saúde integral acreditando que é o melhor caminho para desenvolver pessoas.


Quando assumi este conceito como verdade pra minha vida, criei a Prática Integral, metodologia que ajuda a desenvolver a saúde integral dos meus alunos.


O que é saúde integral?


Enquanto a medicina tradicional e os treinamentos ultrapassadas segmentam a saúde em várias partes, essa nova visão busca integrá-las. Afinal, tudo faz parte de um sistema biológico único e inseparável.


É uma abordagem que tem a ver com autoconhecimento, com cuidar-se no dia a dia para estar com corpo e mente fortes e capazes de responder aos momentos bons e ruins da vida.


Quando uma pessoa tem saúde, significa que o organismo está em equilíbrio. E o nosso organismo é mágico. Como diz o mestre Nuno Cobra no livro A semente da Vitória:


"O organismo consegue, às vezes durante trinta anos ou mais , manter a pessoa sem nenhuma doença, mesmo que sem saúde e esplendor de vida. Mas, a qualquer momento essa pessoa pode perder o equilíbrio, tendo suas defesas imunológicas diminuídas e a doença ganha a parada”.


Portanto, é importante não esperar a doença chegar para então se preocupar com a saúde. Só assim o equilíbrio pode ser desenvolvido e mantido e seu organismo ganha força e resiliência.


Por isso a saúde integral – e a Prática Integral – levam em conta o treinamento de corpo e da mente, os cuidados alimentares e com o sono, as interações sociais, o contato com a natureza, o movimento, a meditação, o relaxamento.


E isso é mais do que um treinamento, é um estilo de vida!